AS DIFERENÇAS ENTRE ESTRATÉGIA, TÁTICA E OPERAÇÃO
Nas melhores empresas, as três trabalham em conjunto.


Não existe tática nem operação que funcione sem Estratégia, pelo menos se estivermos a falar objetivos a longo prazo. Poderíamos enumerar muitas táticas e operações que funcionam sem estratégia, mas à medida que o tempo vai passando, é normal que estas acabem por cair.

A Estratégia sobrepõe a tática, quanto mais não seja porque uma Estratégia engloba um conjunto de táticas. Podemos afirmar que a Estratégia é algo a longo prazo, que cria compromisso com os gestores de topo, com a direção do negócio.

É a vontade e a atitude empresarial.

Da mesma forma que podemos dizer que a Tática, resulta em uma ação que pode estar a par com outras, e que estas servem para cumprir propósitos a médio prazo, desempenhados pelos gestores intermédios.

É a forma como se vai fazer determinada ação.

Por fim afirmamos que para se por em prática as táticas, precisamos de Operações. Estas são ferramentas que funcionam bem a curto prazo e que maioritariamente são desempenhadas por os gestores de primeira linha.

É o colocar da ação em prática.


---
Conheça um pouco mais sobre como descobrir a sua Estratégia, nas 5 grandes dimensões. Escolha o tema que mais se ajusta às suas necessidades e começa já a desvendar o caminho do seu próximo ano.
Faça o download gratuito:
>>> [dimensão 01] - VISÃO E MISSÃO 
>>> [dimensão 02] - PRODUTOS E SERVIÇOS
>>> [dimensão 03] - ECONOMIA E GESTÃO

>>> [dimensão 04] - PÚBLICO-ALVO E AUDIÊNCIA
>>> [dimensão 05] - CONCORRÊNCIA E MERCADO

©Wavebreakmediamicro
6 janeiro 2021