PORQUE É TÃO DIFÍCIL IDENTIFICAR OS PROBLEMAS ORGANIZACIONAIS?
“Porque é impossível ler o rótulo, quando estamos dentro da garrafa.”


Os pontos fracos não são fáceis de identificar e quando aparecem ainda precisam de ser admitidos. É bem mais fácil e gratificante percecionar as nossas conquistas profissionais, pois estas fazem-nos sentir seguros e confiantes.


Quantas vezes já se se deparou com a procura de uma loja ou edifício, andou às voltas e resolveu perguntar a alguém onde se situa o local X.
A pessoa de uma forma simples responde: aqui em frente.
Isso não quer dizer que você não tenha a habilidade ou capacidade de ver, ler ou tomar decisões.
É apenas a falta de objetividade, que só aparece com a distância e com o tempo.


Um bom exemplo são os profissionais de um qualquer desporto. Eles investem horas a analisar os seus movimentos, para que possam ter distância e uma nova perspetiva sobre as suas fraquezas.

­­— Use o mesmo método que os desportistas para incentivar a sua equipa de vendas.
Peça para eles gravarem cada telefonema e cada reunião. Num dia mais calmo, tirem um tempo para ouvir, criticar e melhorar o discurso.

— O grande desafio de crescimento é não nos perdemos nos processos da nossa organização.
Juntamente com os diferentes departamentos, defina um mapa mental para cada ação, escreva todo processo, leia o resultado final e afine cada detalhe.


Depois de identificados os problemas organizacionais, porque volta a ser difícil decidir sobre o caminho certo para o sucesso do nosso negócio?
“Porque aparentemente vamos perder o controlo, porque vamos arriscar, porque vamos entrar numa zona desconhecida, porque é mais fácil não fazer nada.”

Por estas e muitas outras razões, nós precisamos dos outros. Para nos ajudarem a ver aquilo que está mesmo à nossa frente.

— Recorra a Consultores de Marcas para obter outras perspetivas sobre os pontos fracos da gestão e comunicação empresarial. Para detetarem problemas, resolve-los, estimular a continuidade e prepararem o futuro.

Aprenda com o que os críticos dizem.
Observe o seu negócio com distância e sobre um ponto de vista objetivo.


---
Procura saber mais sobre este tema, aconselhamos o livro
O GESTOR EFICAZ, Peter Drucker
©Alfa27
14 janeiro 2021