︎E-BOOKS GRÁTIS︎   CONSULTORIA   WORKSHOP   BLOG   VALORES   PORTFOLIO   PROCESSO   CONTACTOS
MÉTRICAS: AVALIE O SEU NEGÓCIO
"Os números que interessam são os que nos ajudam a compreender a realidade."


Os números da sua organização, estão muito mais ligados a um contexto do que com a matemática. Uma das competências mais importantes na gestão da sua empresa, não passa por ter o conhecimento sobre como se processam os números, mas sim pela forma como os interpreta.


— Uma pessoa que pesa 72kg, é muito ou é pouco?
É impossível responder-se a esta pergunta assertivamente.
Se eu lhe dizer que a pessoa tem 1.90m, é um atleta de alta competição e que tem uma alimentação saudável, é provável que este peso até seja pouco.
Por outro lado, se eu lhe disser que é uma criança de 12 anos, a sua opinião muda.

— Uma empresa fatura 1milhão de euros, é muito ou é pouco?
Para mim é muito, mas isso é porque eu conheço o contexto deste número. Sei que esta empresa fatura 1 milhão de euros por dia. Agora que eu lhe disse, você concorda comigo.
Por outro lado, se eu acrescentar à conversa que a empresa tem custos que rondam os 900mil euros diários, você já não acha assim um valor tão exorbitante. Se eu acrescentar que esta empresa é gerida apenas por duas pessoas, voltamos a concordar que afinal é bastante dinheiro.


Em nenhum dos exemplos processamos números, não precisamos de ter uma licenciatura em Matemática aplicada, para os saber tirar as melhores conclusões. É mais do que suficiente evidenciar contextos e atribuir um sentido concreto em cada situação.

Medir e contextualizar os resultados, transporta-nos para decisões menos intuitivas e mais objetivas. Permite-nos prever onde colocar os esforços e dar prioridade a diferentes objetivos.

Estabeleça uma frequência e parâmetros de medição, sobre cada uma das ações organizacionais, principalmente se está a começar uma área que não domina.
· Número de Vendas anual
· Retorno em Marketing mensal
· Número de Produção diária
· Nível de satisfação dos colaboradores

Convença-se que você precisa de números para conseguir atingir o objetivo ideal.
Os rácios que observamos depende de quem somos, porque queremos saber e por quanto tempo esta informação nos interessa.

Se não souber onde se marca pontos, como pode vencer um jogo?



- - -
Hoje recomendamos o livro
O QUE É GESTÃO, Joan Magretta

©Cottonbro
28 janeiro 2021