︎E-BOOKS GRÁTIS︎   CONSULTORIA   WORKSHOP   BLOG   VALORES   PORTFOLIO   PROCESSO   CONTACTOS
INOVAÇÃO
“Os gestores inovam hoje ou ficam para trás amanhã.”


Até hoje, nunca conheci nenhum gestor que adivinhasse o futuro, mas conheço alguns que conseguem prever e decidir sobre situações antes que se tornem um verdadeiro problema.

Por definição o futuro é incerto.

O investimento é muitas vezes associado a uma aposta, a um risco, e no fundo não é descabido dizer-se isso, mas a questão não é bem essa. As empresas que estão bem formadas e detêm o conhecimento sobre o valor que entregam aos consumidores, não correm assim riscos tão elevados com isso.

"Nos negócios todo lucro vem do risco.”

São pouco os financiadores ou apostadores que se não fizerem os investimentos hoje na construção futura da organização e inovação, não existirá a capacidade de fazer melhor amanhã.
Qualquer tipo de gestão a longo prazo exige disciplina, bem como uma certa dose de coragem.

Isso não é diferente de nenhuma aposta na sua vida pessoal, tudo aquilo que implica uma convicção forte trás diferentes tipos de resultados, em comparação aquilo que se faz por fazer, ou porque os outros também estão a fazer.

— Que tipo de informação reúne antes de avançar com a sua decisão?
— Quantas vezes por ano arrisca em terreno desconhecido?
— As suas apostas têm como base aquilo que a sua concorrência já experimentou?

Por mais extenso que este artigo seja, nós não estamos aqui para convencer ninguém sobre o quanto a sua empresa tem de Arriscar, Inovar ou Diferenciar.

Vamos por isto por outras palavras:
O que adianta você me dizer que fumar faz mal? Nada!
Eu já sei que faz mal, mas mesmo assim quero continuar a fumar.*


“Os investimentos que os gestores fazem para projetar as suas organizações no futuro, seja contratar colaboradores quando não sabem se lhes poderão pagar ou desenvolver novos produtos, refletem o otimismo fundamental da gestão.” Joan Magretta


Se quer fazer a diferença, se quer alcançar a transformação que deseja, ficar parado ou ter medo de arriscar, não vai ser o caminho mais indicado.


Qual vai ser o seu próximo risco?

* Eu não fumo!
©Zoommachine
30 janeiro 2021