CONSULTORES, SEM RESPOSTAS
“Cooperar com os executivos e determinar as perguntas certas.”



Ninguém lhe pode fornecer respostas certas que se adequem aos seus problemas ou desafios particulares, nem mesmo às suas necessidades profissionais.

Como consultores, estamos muitas vezes a olhar para o problema que não somos especialistas.
Aceitamos a nossa ignorância e combatemo-la através de inúmeras questões.
É um misto de humildade e confiança na capacidade de formular e desafiar os executivos na procura de novas perguntas.

Os grandes consultores têm origem fora da empresa.
Têm o distanciamento suficiente para questionarem a empresa com algum grau de ingenuidade.
Não sabemos mais que os executivos, apenas desconfiamos.

O ato de fazer as melhores perguntas, não têm propriamente que estar associado ao conhecimento do negócio.
Na verdade, é que as ideias já existem na cabeça de quem gere a organização e trabalha no setor há anos.
Nós só as tronámos mais claras e despertamos a criatividade através de um olhar e de uma avaliação sobre a sua importância, sempre em função do melhor resultado e de um retorno esperado.

Comportamo-nos como meros facilitadores de união entre ideias dispersas com o objetivo de clarificar e criar conceitos concretos. Passamos o tempo a fazer todo tipo de perguntas, exaustivas e otimistas.
Não que possamos dizer que saibamos a resposta, no entanto isso permite-nos partilhar e colocar novas perspetivas ao problema existente.

Essa obstinação e perseverança são reforçadas com um sistema de incentivos com o objetivo de estimular perguntas e refrescar as empresas.

Nesse sentido criamos AS 5 DIMENSÕES ESTRATÉGICAS, uma metodologia inquisitiva que é expressa através de sessões estratégicas de consultoria, workshops, conversas, entrevistas e histórias partilhadas com os clientes.

Acreditamos que a melhor Estratégia é sobre as perguntas mais adequadas que terminam nas decisões vencedoras.

Descobrir a Estratégia pondera o impacto externo no Mercado [dimensão 5], pensa nas capacidades da organização [dimensão 1], analisa as expectativas dos stakeholders [dimensão 3] sejam eles investidores, colaboradores ou fornecedores. Coordena todas as atividades comerciais [dimensão 2], com o objetivo de atender às expectativas, necessidades e estímulos dos clientes [dimensão 4].



“Nunca conhecemos as pessoas nem sabemos o que as move. Pelo menos até estarmos durante algum tempo sentados no chão a ouvir alguém a contar a sua história.” Jacqueline Novogratz
© Andrea Piacquadio